Criar uma Loja Virtual Grátis

O antigo Pelourinho

O antigo Pelourinho

A vila de PAVIA já teve um pelourinho.

Este existiria no atual Largo Manuel Casimiro ( antiga Praça ...Mexia), edificado em frente do atual edifício da Junta de Freguesia de PAVIA, que em tempos remotos tivera funções de Alcaidaria, prisão e até escola pública.

Segundo registos históricos, o mesmo terá sido derrubado por volta de 1873. As pedras terão ficado resguardadas num edificio da antiga Câmara Municipal de PAVIA até 1876.

Em 1876, as pedras foram usadas na construção da fonte pública, existente no caminho para a ribeira de Têra.

Esta data, está pintada na parede da própria fonte.

Um pelourinho ( ou picota - designação mais antiga e popular ), eram colunas de pedra colocadas em lugar público de uma vila ou cidade, onde eram torturaos e expostos ladrões, ou pessoas acusadas de bruxaria ou mesmo heresia.

Localizavam-se sempre em frente ao edificio dos Paços do Concelho ( atuais Câmaras Municipais ).

Existiam de variados tipos, nuitos tinham no topo, uma peqiuena casa em forma de garita, feita de grades de ferro, onde os deliquentes eram expostos para vergonha pública.

Noutros locais, os presos eram amarrados às argolas e açoutados ou mutilados, consoante a gravidade do delito e os costumes da época.

Muitos pelourinhos foram destruidos pelos Liberais a partir de 1834, por serem considerados um símbolo de tirania.

De referir também, que a escravatura em Portugal continental, foi abolida a 12 de Fevereiro de  1761 pelo Marquês de Pombal.

Nas proximidades de PAVIA, ainda existem pelourinhos em: Cabeção, Arraiolos, Estremoz, Veiros,